Novo secretário de Ressocialização de Pernambuco promete acabar com ‘chaveiros’

Novo secretário de Ressocialização de Pernambuco promete acabar com ‘chaveiros’

O novo secretário-executivo de Ressocialização de Pernambuco, Cícero Márcio de Souza Rodrigues, tomou posse na manhã desta segunda-feira (25), na sede da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, na Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife, na área Central. Ele assumiu a pasta em substituição ao coronel reformado da Polícia Militar, Eden Vespaziano, que pediu exoneração na última semana, após um ano e três meses no comando do cargo.

Questionado sobre a atual situação do sistema prisional do Estado, Cícero Rodrigues prometeu amenizar problemas como a falta de estrutura. “Vamos dar continuidade as ações que já estavam sendo impostas e vamos combater as irregularidades no sistema prisional”, comentou. Segundo Rodrigues, os “chaveiros” – detentos que tomam conta dos pavilhões e abrem as celas – devem ser extintos. “Os ‘chaveiros’ são figuras emblemáticas nos presídios, mas o caminho natural, para o controle interno, é o fim deles”, comentou.

Cícero Rodrigues, tomava posse, 55 famílias que moram no entorno do Complexo Prisional do Curado protestavam na Alepe. Durante a audiência pública realizada na Casa sobre o tema, representantes dos moradores pediram apoio aos parlamentares para que o decreto estadual que determina a desapropriação seja revogado.

As galerias da Alepe ficaram lotadas. “Essa foi uma decisão vertical, de cima para baixo. Ninguém conversou com a gente para decidir isso. Não é justo que a população pague por um problema que ela não criou”, disse a diretora da Escola Municipal Irmã Dulce, Andréa Araújo. A unidade fica a 500 metros do Complexo.

Ao ser questionado sobre a desapropriação e a superlotação do sistema penitenciário, Cícero Rodrigues disse que “dará continuidade às ações traçadas pelo Governo”. O secretário, que gerenciou o serviço de inteligência da pasta nos últimos nove anos, destacou que vai combater as irregularidades nos presídios, como a banalização da figura dos “chaveiros”. “Os ‘chaveiros’ são figuras emblemáticas nos presídios, mas o caminho natural, para o controle interno, é o fim deles”.

Atualmente, Pernambuco é o único estado que utiliza “chaveiros”, diante da falta de agentes para atuar nas unidades. No início deste mês, um novo Código Penitenciário de Pernambuco, que prometia disciplina nos presídios, foi publicado no Diário Oficial. Na ocasião, o Governo do Estado informou que a atualização das novas regras representa um avanço para a gestão. A legislação atualizada conta com 160 artigos e engloba temas que alinham as resoluções locais às garantias constitucionais de 1988.

Secretário-executivo
Graduado em ciências contábeis, Cícero Rodrigues, de 45 anos, direcionou a carreira para a área de inteligência e segurança penitenciária. Ele é agente de segurança penitenciária e especialista em políticas e gestão em segurança pública, pelo Ministério da Justiça. Rodrigues trabalhou na gerência de inteligência da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) de 2007 a 2016.