Justiça de SP envia pedido de prisão preventiva de Lula para Moro

Justiça de SP envia pedido de prisão preventiva de Lula para Moro

A Justiça de São Paulo enviou nesta terça-feira (3) um pedido de prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba. As informação são da revista “Veja”.

Segundo a publicação, os autos enviados pela juíza Maria Priscilla Oliveira, 4ª Vara Criminal de São Paulo, acusam Lula de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica no caso do triplex no Guarujá, litoral do estado.

A magistrada já havia decidido em março deste ano encaminhar o processo para Moro. Entretanto, os documentos só foram enviados nesta terça para Curitiba. Para a juíza, os crimes são de âmbito federal por poderem estar relacionados ao escândalo de corrupção na Petrobras.

“O pretendido nestes autos, no que tange às acusações de prática de delitos chamados de ‘lavagem de dinheiro’, é trazer para o âmbito estadual algo que já é objeto de apuração e processamento pelo Juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba/PR e pelo MPF, pelo que é inegável a conexão, com interesse probatório entre ambas as demandas, havendo vínculo dos delitos por sua estreita relação”, disse Maria Priscilla.

Como ainda não teve sua nomeação como ministro da Casal Civil aprovada, Lula segue sem foro privilegiado. A posse do petista foi suspensa pelo ministro Gilmar Mendes, do STF. Desta forma, resta agora Moro aceitar ou não o pedido de prisão do ex-presidente.

A investigação do Ministério Público Federal (MPF) aponta que há evidências de que Lula recebeu propina do esquema de corrupção na estatal através de um repassar para o imóvel no Guarujá.  Cerca de R$ 1 milhão pode ter sido repassado pela construtora OAS através de reformas e móveis de luxo na propriedade.