Clínica Universitária da FACOL é referência em Vitória de Santo Antão

Clínica Universitária da FACOL é referência em Vitória de Santo Antão

A Cures é a única clínica-escola da cidade da Vitória de Santo Antão na qual alunos e docentes das áreas de saúde realizam atividades de estágio constituindo equipes multiprofissionais, qualificados pelos profissionais da FACOL – Faculdade Osman Lins

A Clínica Universitária Reabilitação, Educação e Saúde (Cures) é uma clínica-escola, que funciona na Rua Otácio de Lemos, bairro do Maués, próximo a antiga delegacia. Tendo como objetivo promover a integração de professores e estudantes da FACOL – Faculdade Osman Lins com as equipes oportunizando práticas de interdisciplinaridade e de integralidade na atenção à saúde.

Os atendimentos já estão sendo realizados com as pessoas que são encaminhadas  à Cures para participar de atividades de cuidado em saúde. As ações de cuidado são planejadas e desenvolvidas em parceria com profissionais dos municípios. O trabalho oportuniza, de modo simultâneo, o atendimento às pessoas, a qualificação dos trabalhadores de saúde e a formação dos estudantes. As ações da clínica têm mobilizado também os coordenadores de curso e professores para reavaliar continuamente as práticas de formação e os projetos pedagógicos dos cursos da área da saúde, visando a qualificar os profissionais egressos.

Entre as atividades da Clínica estão cuidado em saúde mental, saúde do trabalhador e saúde do idoso. Tendo como referência a Integralidade da Atenção em Saúde, as atividades priorizam as necessidades sociais das pessoas ou famílias atendidas e são planejadas em conjunto com as equipes locais, de acordo com as necessidades de cada atendido. Isso significa que as atividades da Cures são desenvolvidas de forma articulada e em interação.

Todas as ações da Cures são desenvolvidas por estagiários dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Pedagogia, Farmácia e Educação Física com a participação e supervisão de docentes desses cursos, procurando integrar ensino, pesquisa e extensão. A coordenação desse serviço atualmente é desempenhada pela Drª. Iza Arruda, coordenadora do Curso de Fisioterapia da FACOL.

Confira: