Vitória recebe a “Caravana dos Esportes” e a “Caravana das Artes”. De 15 a 18 de maio

Vitória recebe a “Caravana dos Esportes” e a “Caravana das Artes”. De 15 a 18 de maio

A partir deste domingo, 15, até quarta-feira, 18 de maio, Vitória de Santo Antão recebe a Caravana do Esporte e a Caravana das Artes, projetos do Instituto Mpumalanga e  do Instituto Esporte & Educação, em parceria com a TV ESPN, DISNEY, UNICEF e a Prefeitura da Vitória.

Mais de 6.000 crianças e adolescentes e cerca de 600 educadores e gestores de escolas públicas e das áreas de esportes e cultura dos municípios de Vitória de Santo Antão, Pombos, Chã de Alegria e Recife  serão atendidos pelas ações das  Caravanas.

Entre os dias 15 e 18 de maio, o Estádio Severino Cândido Carneiro, em Vitória de Santo Antão, a 53 km de Recife, vai transformar-se na Arena Caravana. Três tendas de linguagens artísticas, a tenda do Cinema Disney/Caravana, oito  miniestações esportivas,  uma tenda para produção de hortas escolares e uma tenda para avaliação nutricional de crianças e adultos serão montadas especialmente pelos projetos.

As crianças e adolescentes vão passar pelas estações dos projetos e por oficinas de Jovens Autores e de Jovens Comunicadores  durante o dia, ao mesmo tempo em que professores, diretores de escolas e gestores públicos das três localidades  participarão dos cursos de formação:  Esporte Educacional e  Viva com Arte.

Artistas e atletas olímpicos marcam presença nas Caravanas

Artistas convidados pelos projetos farão parte de toda essa movimentação. Já confirmaram presença na Caravana das Artes em Vitória o ator Josafá Filho, a escritora Patrícia Secco e a cantora Luciana Oliveira. Do mundo do esporte, Luana Bartholo, ex-atleta da equipe brasileira de remo e que participou dos Jogos de Londres/2012, visitará o município a convite da Caravana do Esporte.

Abertura oficial  na Praça da Matriz e debates sobre Nutrição e Selo Unicef-

Em Vitória de Santo Antão, a abertura oficial da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes acontece às 17 horas do dia 15/05, domingo, na Praça da Matriz, com diversas apresentações culturais locais. A arena dos projetos será aberta às 08h da manhã de segunda-feira (16), com a recepção dos alunos das escolas municipais da sede e da zona rural.

Um dos momentos mais esperados será a abertura do Cine Disney/ Caravana, onde a magia chegará com os personagens Mickey e Pluto para fotos com as crianças após as sessões, nos dias 16, 17 e 18, pela manhã e à tarde.

Na segunda (16) e na quarta (18), sessões noturnas gratuitas do cinema da Caravana serão abertas ao público, às 19 horas,.

Ações da  Plataforma Ação Saudável, da Mondelēz Brasil, são a novidade dos projetos em Vitória. Uma palestra sobre Alimentação Saudável, na manhã da terça-feira (17) e uma reunião de trabalho do UNICEF com os gestores do município sobre o SELO MUNICÍPIO APROVADO, na manhã da quarta (18), também vão movimentar a tenda Show da Caravana.

Enquanto as crianças brincam na Arena Caravana, professores, educadores sociais e gestores participam das formações Esporte Educacional e Viva com Arte, com turmas nos períodos da manhã e da tarde. Essas atividades acontecem na Facol.

Adolescentes do nono ano do ensino fundamental participam  das oficinas de Jovens Autores, em literatura, e de Jovens Comunicadores com técnicas teatrais, em período integral, nos 3 dias de ação dos projetos.

Em Vitória do Santo Antão, as Caravanas vão potencializar as ações de formação do Instituto Esporte e Educação, desenvolvidas pelo quarto ano consecutivo junto a professores, educadores, monitores de esportes e jovens líderes  do município, dentro da Plataforma Ação Saudável, da Mondelēz Brasil.

Nesta etapa de maio, educadores de Vitória, Pombos e Chã de Alegria, que já passaram por essa formação, estarão na Arena Caravana atuando ao lado dos professores especialistas da Caravana do Esporte no atendimento em esporte educacional de crianças e educadores locais.

Também como parte da Plataforma Ação Saudável, a Caravana das Artes incluirá, pela primeira vez, no rodízio de atividades para as crianças e jovens na Arena a produção de hortas escolares, e abrigará uma tenda especial para o trabalho de medição de peso e altura de crianças da comunidade  e do IMC-Índice de Massa Corporal para os pais.

Sobre o Programa Ação Saudável-

Idealizado em 2010, pela Mondelēz International Foundation e Mondelēz Brasil, o Ação Saudável é um programa de promoção de qualidade de vida baseado em três pilares: nutrição, incentivo à prática de atividades físicas e engajamento da comunidade. Com atuação em 1.000 escolas públicas dos estados de São Paulo, Pernambuco e Paraná, a iniciativa contribui para o desenvolvimento das comunidades, a adoção de hábitos de vida mais saudáveis e promove a mudança de comportamento das famílias. Hoje, o programa atende mais de 350.000 crianças, conta com mais de 15.000 professores capacitados e, desde o seu início, impacta mais de 1 milhão de pessoas.

Saiba mais acessando: www.caravanaesporteartes.com.br

Divulgação:

Angela Santos –  MTb 12118    (11) 9 92801044

angelasantos@mpumalanga.com.br