CR7 iguala recorde de Platini e coloca Portugal na final da Euro

CR7 iguala recorde de Platini e coloca Portugal na final da Euro

A seleção portuguesa garantiu sua vaga na grande final da Eurocopa pela segunda vez em sua história ao derrotar o País de Gales por 2 a 0, nesta quarta-feira, em Lyon, com grande atuação de Cristiano Ronaldo, que igualou o recorde de gols de Michel Platini no torneio. CR7 marcou seu nono gol em quatro edições aos 5 minutos do segundo tempo, ao subir muito alto que a zaga para cabecear, em cobrança de escanteio ensaiada.

O astro do Real Madrid voltou a ser decisivo três minutos depois, quando viu seu chute ser desviado por Nani para selar a classificação lusa. Cristiano venceu seu duelo particular com o galês Gareth Bale, seu companheiro de ataque no time ‘merengue’, com o qual conquistou a Liga dos Campeões no final de maio.

Portugal já decidiu a Euro em 2004, quando amargou o vice-campeonato em casa, ao perder a decisão para a Grécia (1-0), no estádio da Luz de Lisboa. Na época, Cristiano Ronaldo tinha apenas 19 anos e já era titular da ‘selecção’. A segunda final da história lusa, marcada para este domingo, no Stade de France, será contra um adversário bem mais tradicional, já que sairá do vencedor do confronto entre França e Alemanha, que se enfrentam na quinta-feira, em Marselha.

A vitória sobre País de Gales foi a primeira de Portugal neste torneio no tempo regulamentar, depois de três empates na fase de grupos, um triunfo na prorrogação sobre a Croácia (1-0) nas oitavas de final e outro nos pênaltis sobre a Polônia nas quartas.

Sem poder contar com o meia Ramsey, suspenso, os galeses não conseguiram desenvolver seu jogo, mas saem da competição de cabeça erguida, depois de chegar às semifinais de um torneio pela primeira vez da sua história.

Fonte: AFP
Foto: JEAN-PHILIPPE KSIAZEK / AFP