Candidato do PT a prefeito do Recife, João Paulo é agredido e presta queixa

Candidato do PT a prefeito do Recife, João Paulo é agredido e presta queixa

O candidato a prefeito do Recife pelo Partido dos Trabalhadores (PT), João Paulo, registrou um boletim de ocorrência por agressão, na Delegacia de Boa Viagem, na Zona Sul da capital, na tarde desta quinta-feira (8). A queixa foi registrada após o ex-prefeito da cidade ter sido vítima de injúria e ameaça durante um almoço em um restaurante no RioMar Shopping, no bairro do Pina.

Em um video mostram o momento da confusão. Nas imagens, o economista Bruno D’Carli, de 71 anos, aparece ameaçando o petista: “Vou dá-lhe uma bofetada”, disse enquanto se aproximava de João Paulo, além de gritar insultos, como ‘canalhas’ e ‘ladrões’ em direção ao candidato e à sua comitiva.

Na delegacia, o economista disse que a vítima era ele próprio. “João Paulo está usando esse episódio para jogar na propaganda política. Vou entrar no Tribunal de Justiça Eleitoral, tenho um arquivo com várias denúncias que não foram apuradas, eu sei quem é João Paulo. Além disso, ele faz parte de um partido que está execrado da sociedade brasileira. Nunca o vi na minha vida e espero não vê-lo mais, quero que ele seja derrotado na eleição e vá para casa, pois ele tem as amantes dele”, enfatizou.

Bruno confessou, na minha presença, que agrediu João Paulo, então mandei lavrar um Termo Circunstanciado de Ocorrência apontando Bruno como autor dos crimes de injúria e ameaça”
Delegado Joel Venâncio

Ao sair da delegacia, o candidato João Paulo classificou o episódio como ‘inadmissível’. “Queremos a paz na nossa cidade e que Recife possa ter uma eleição tranquila. Esse tipo de agressão deve ser evitada na política do Brasil, e em particular no Recife. Ele já chegou dizendo que odiava o PT e que ia dar um murro, mas foi contido pelos garçons e por algumas pessoas lá, senão ele teria nos agredido de fato. Ele acusou o PT de ladrão, chamou o PT de lama e que nós estávamos contaminando aquele ambiente e eu disse que nós não fazíamos isso”, afirmou.

O ex-prefeito do Recife não informou se vai usar o ocorrido em seu guia eleitoral. “Estou aqui como cidadão que fui agredido, isso não faz parte de uma campanha eleitoral, apesar de ter sido em um momento eleitoral. Quanto ao uso, não vou definir agora, pois teve uma repercussão muito grande”, finalizou.

Confissão
De acordo com o delegado Joel Venâncio, o economista confessou os crimes e receberá um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelos crimes de injúria e ameaça. “Ouvi os dois, vi as filmagens que foram feitas e solicitei as imagens do shopping e do restaurante onde estavam. Mas as imagens já apresentadas mostram uma agressão clara. Bruno confessou, na minha presença, que agrediu João Paulo, então mandei lavrar um Termo Circunstanciado de Ocorrência apontando Bruno como autor dos crimes de injúria e ameaça”, afirmou.

Venâncio encaminhará o TCO ao Juizado Especial Criminal, pois são crimes de menor potencial ofensivo. “O máximo das duas penas totaliza um ano de prisão. Vai ser feita uma audiência de conciliação entre as partes. Se não houver a conciliação, haverá uma proposta de transação penal, que é a aceitação de uma pena restritiva de direitos. Se Bruno não aceitar, caberá ao Ministério Público oferecer uma denúncia quanto ao crime de ameaça, e quanto ao crime de injúria o advogado de João Paulo fazer a queixa-crime, porque é uma crime de ação privada”, explicou.