PF prende austríaco com cocaína diluída em condicionador para cabelo

PF prende austríaco com cocaína diluída em condicionador para cabelo

A Polícia Federal em Pernambuco prendeu em flagrante no Aeroporto Internacional do Recife/Gilberto Freyre um músico austríaco que portava dois quilos de cocaína. A droga estava diluída em creme condicionador para cabelo. Ele informou que seguiria para Lisboa, em Portugal, mas o destino do entorpecente seria Barcelona, na Espanha.

A captura ocorreu na terça-feira (11) e foi divulgada na manhã desta quinta-feira (13). O suspeito, de 24 anos, não tinha antecedentes criminais. A prisão aconteceu durante fiscalização de rotina. Este ano, a PF já flagrou suspeitos com cocaína em bebidas e em produtos de beleza, além de material para descolorir o cabelo.

Os agentes desconfiaram  do comportamento do estrangeiro. Ele apresentava, de acordo com a PF, sinais de impaciência e inquietação. Também esperou que todos os demais passageiros fizessem o check-in de embarque, ficando por último. Por isso, foi convocado para uma entrevista.

Na conversa com os agentes, o músico entrou em contradição diversas vezes. Não soube explicar o que estava fazendo no Recife nem os motivos de usar o terminal da capital pernambucana para embarcar para o exterior. Ao revistar a bagagem, os agentes federais encontraram as quatro embalagens com creme para cabelo. No narcoteste, foi confirmada a presença da cocaína.

O estrangeiro informou para a PF que estava viajando sozinho e que era a primeira vez que tinha vindo para o Brasil. Disse também que tinha chegado ao Recife na segunda (10), vindo do Rio de Janeiro. No interrogatório, o suspeito usou o seu direito constitucional de só falar na presença do Juiz. Por isso, não dando mais detalhes de quem o aliciou nem quanto receberia pelo transporte da droga.

O austríaco foi autuado por tráfico internacional de entorpecentes. Caso seja condenado, poderá pegar penas que variam de 5 a 20 anos de reclusão. Após a autuação, o preso realizou exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML), em Santo Amaro, área central do Recife.

Em seguida, ele foi encaminhado para a audiência de custódia e seguiu para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife, onde ficará à disposição da Justiça Federal. Além da droga, foram apreendidos passagens aéreas, um pen drive e um tablet.

Estatísticas
Esta foi a 6ª apreensão realizada no aeroporto do recife, em 2016.  Cinco pessoas acabaram sendo presas. Com elas, a PF encontrou 13 quilos de haxixe, 7,2 quilos de cocaína e 56 aparelhos celulares Iphone 7.

Em 2015, houve apenas uma apreensão de drogas no terminal.  Duas pessoas forma presas com 10, 6 quilos de cocaína. Em tosdo o Estado, esta foi a 23ª apreesão de droga realizada pela Polícia Federal, em 2016. Houve 28 prisões.