Feirinha de Artesanato Facol faz a alegria de dezenas de artesãs, em Vitória.

A Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (Facol) apoia e desenvolve projetos que disseminam informação, que produzem e criam oportunidades para os pequenos segmentos produtivos dos pequenos negócios. Um exemplo disso é o espaço destinado à feira de artesanato, todas as quartas-feiras, no período da noite, a artesãs que há pouco menos de um ano veem no grande fluxo de estudantes a oportunidade para vender seus produtos e se manter.

Estimulada pelo Diretor Presidente da Facol, Dr. Paulo Roberto Leite de Arruda, a Feirinha de Artesanato da Facolé um bom exemplo de cooperação entre as esferas pública e privada, uma vez que a partir de iniciativas simples, empresas podem efetivamente cumprir um papel que antes era destinado apenas às prefeituras e ao Estado. O projeto, que teve início em junho de 2014, reúne artesãs que trabalham, entre outras coisas, com vagonite, crochê, tricô, pintura e bijuteria.

Nascida do desejo de aproximar a comunidade acadêmica da população, essa vontade se traduziu no atendimento a essas artistas, que por razões diversas – inclusive pela ausência de área que lhes desse projeção – estavam em situação de vulnerabilidade econômica. “A gente que não tem muita leitura, vê no artesanato uma oportunidade. Nele eu me envolvo. No meu íntimo, quando venho para cá, é como se viesse receber o prêmio da loteria. O dia passa, eu me entreto“. Declarou, emocionada, Lúcia Artesanato – que há 10 anos tem como especialidades a bijuteria, o vagonite e o ponto cruz.

Eronilda Bezerra (a Nilda Arte), há 6 anos fazendo arte com as mãos, comemora o sucesso de seu negócio que já vendeu para São Paulo, e até para a Espanha. Para Ivanize Freire, que fez questão de agradecer a oportunidade concedida pelo Diretor Presidente da IES, Dr. Paulo Roberto, “poder expor em estande, em local privilegiado, a sua arte para um público exigente, como o são os estudantes universitários, e saber que eles valorizam nosso trabalho, faz tudo valer a pena”.

Quem também não tem do que reclamar é Sueli Maria dos Santos Silva. Há 12 anos pintando e bordando – literalmente – e com experiência de vendas para diversos estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, ela espreme os olhos verdes e pequeninos, e escancara o sorriso para falar dos bons lucros, sem deixar de elogiar o fato de ver no Campus Universitário da Facol o local adequado para a concretização de boas vendas e excelentes negócios. O que é imediatamente endossado por Cristiane Alves, sua contemporânea e craque na artesania.

Quem quiser conhecer o belo trabalho dessas simpáticas artesãs, é só vir até a Facol, todas as quartas-feiras, a partir das 19 horas. Não tem como errar. A Feirinha de Artesanato Facol fica próxima à entrada das catracas.

Marcelo De Marco, Núcleo de Comunicação (NuC-Facol)