Teatro de Bonecos do ganha reconhecimento de patrimônio cultural do Brasil

O Ministério da Cultura publicou na ultima segunda-feira (13), no Diário Oficial da União, o comunicado de reconhecimento do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste como patrimônio cultural do Brasil.

De acordo com o texto, a decisão foi tomada, por unanimidade, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O pedido de inclusão foi feito pela Associação Brasileira de Teatro de Bonecos.

Com a aprovação do registro, o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste passa a ter proteção institucional, ou seja, uma garantia de salvaguarda do bem cultural.

Apesar de ser amplamente conhecido como mamulengo, principalmente no interior de Pernambuco o teatro de bonecos possui diversas denominações regionais: Cassimiro Coco, no Maranhão e Ceará; João Redondo e Calunga, no Rio Grande do Norte; Babau, na Paraíba.

No nosso estado, temos uma grande referência dessa arte, na cidade de glória do Goitá com a associação e o museu do mamulengo, que fica no antigo mercado de farinha da cidade.

Lays Freitas