Em ato oficial prefeitura entrega quase duas toneladas de produtos a instituições beneficentes

Por LUCIANO ABREU | Secretaria Executiva de Comunicação Social

Em ato de oficialização do Programa de Aquisição de Alimentos (PPA), a prefeitura da Vitória, através da Secretaria de Ação Social e Secretaria de Agricultura, em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), entregou nesta quarta-feira (1), quase duas toneladas de alimentos a diversas instituições beneficentes que atendem a crianças e idosos no município.

dentro

O PAA tem a finalidade de estimular a produção da agricultura familiar, através da compra semanal do excedente da produção do pequeno agricultor, fornecendo-a a população em situação de insegurança alimentar e a instituições credenciadas, fortalecendo a permanência do agricultor no campo. O programa conta com vinte e seis produtores da agricultura familiar e 36 produtos, entre eles batata doce, macaxeira, bolo de macaxeira. De acordo com o secretário de Ação Social, Manoel Aldo o programa teve um acréscimo de 400%, em um ano.

Representando o prefeito Elias Lira o secretario de Governo, Ozias Valentim destacou os benefícios do programa. “É importante lembrar que essa iniciativa valoriza o agricultor familiar comprando seu excedente, evitando perdas, garantindo renda, e valorizando o trabalho ao pagar o preço justo. Do outro lado estão as instituições que acolhem pessoas que precisam de ajuda e de atenção e que pra cumprir sua função precisam de apoio do poder público e a prefeitura é parceria tanto dos agricultores quanto das instituições”, explica Valentim.

O evento realizado no IPA/Vitória reuniu produtores, representantes das sete instituições parceiras do projeto (AMA, Gapes, IFEPE, Fundo Municipal de Assistência Social, Lar Espírita São Francisco de Assis, Casa dos Pobres, IVH, Casa da Criança), a gestora estadual do PAA/IPA, Danusa Correia, e Gildo Ribeiro, representante da unidade do IPA, em Vitória de Santo Antão; secretário de Ação Social, Aldo Manoel, secretaria de Saúde, Veraluce Rodrigues, e o secretário de Defesa Social, Décio Filho.