Com baixas temperaturas, produção de mel sofre queda em Petrolina, PE

Com baixas temperaturas, produção de mel sofre queda em Petrolina, PE

Fonte: G1 PE

Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, o frio dos últimos dias prejudicou a produção de mel, causando a alta no preço do produto. Isto acontece porque as temperaturas mais baixas deixam as abelhas mais tímidas e elas costumam não sair das colmeias. Um litro do mel de abelha com ferrão está custando R$ 20, enquanto que da abelha sem ferrão R$100.

O apicultor Camilo de Souza é o maior produtor de mel da cidade de Petrolina. Ele tem 900 colmeias de abelhas sem ferrão no meio da caatinga. No ano passado, o produtor vendeu 17 toneladas de mel. Neste ano, estima-se que a produção deve cair em torno de 60%, causando um grande prejuízo. “Acarretou um prejuízo muito grande, porque eu fiz uns investimentos em equipamentos e não tive uma boa produção de mel”, conta.

A queda na produção de mel começou no período da florada que na região acontece entre os meses de janeiro e abril. Entretanto, por causa da estiagem, a quantidade de flores foi pouca e as abelhas ficaram sem alimento. Outro motivo para a queda na produção é que neste inverno as temperaturas estão mais baixas e as abelhas saem menos das colmeias e trazem menos néctar, que é a matéria-prima para o mel.

Segundo o técnico em apicultura/meliponicultura, Clefson Sena, as abelhas como qualquer ser vivo, precisam ter seu conforto térmico.“Se a abelha passar esse frio, ela se resume dentro das suas colmeias, diminui a quantidade de trabalho externo para manter as suas crias quentes e o interior do ninho quente. Elas saem menos, e cai a produção de mel, porque elas não vão ter a entrada de néctar na colmeia”, esclarece.

Com as abelhas recolhidas nos ninhos, muitas colmeias de Sabrina Freitas também estão vazias. A pequena produtora cria abelhas sem ferrão, que produzem um mel com preço mais elevado no mercado. A produção dela neste ano já caiu pela metade. “O previsto era uma renda maior agora com a produção de mel. Eu investi em caixas novas para as abelhas e na estrutura do meliponário e nada disso era previsto e então eu vou ter que tirar de onde não tinha para reverter tudo isso agora”, garante.

A produção de Petrolina no ano passado foi de 26 toneladas de mel, vendidas no mercado local e para outros estados. Se as expectativas para este ano se confirmarem, a produção deve ficar em torno das 12 toneladas. Mas, a situação pode mudar se chover até o fim do ano. “A gente acredita que logo isso será revertido. Pode ser que ocorra outra florada. Já que na semana passada teve chuva de 20 mm em Petrolina”, destaca Clefson Sena.