Parceria entre a Secretaria de Saúde e Fundação Altino Ventura realiza triagem para cirurgias de Catarata

Por LUCIANO ABREU | Secretaria Executiva de Comunicação Social

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV), deu início na última segunda-feira (27), a mais um atendimento aos pacientes do projeto Triagem de Catarata. Ao todo, 500 pessoas, acima de 59 anos, serão preparadas para a cirurgia de correção da doença. As avaliações estão sendo realizadas durante toda a semana por uma equipe de técnico e oftalmologistas da Fundação Altino Ventura, na sede da Secretaria de Saúde, na Avenida Henrique de Holanda.

A iniciativa da Prefeitura da Vitória e da FAV tem o objetivo de diagnosticar os casos de catarata no município, prevenir a cegueira e promover a reabilitação da visão.

Segundo cronograma da Secretaria de Saúde, os procedimentos cirúrgicos ocorrerão entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro. As pessoas diagnosticadas com grau que indique intervenção cirúrgica, ainda farão exames de sague e de cardiograma. Após a cirurgia os pacientes passarão por acompanhamento com visitas agendas.

De acordo com Laura Carneiro, oftalmologista da Fundação Altino Ventura, a cirurgia é o único meio de recuperar a visão em pessoas com grau elevado da doença. “A indicação cirúrgica é devido ao elevado estado da doença. Depois de um tempo, o quadro clínico tende a piorar e só este procedimento pode devolver a qualidade da visão. A catarata é uma doença que pode levar a cegueira”, explica.