Série de depoimentos em vídeo relembra os 370 anos da Batalha das Tabocas

Série de depoimentos em vídeo relembra os 370 anos da Batalha das Tabocas

Os nativos pernambucanos, juntos com os portugueses ofereceram desde o início forte resistência aos invasores holandeses e fizeram nascer o primeiro embrião do que hoje chamamos nação. Esta é a história que a Prefeitura da Vitória de Santo Antão, através da Secretaria de Comunicação relembra, agora, na semana que antecede as comemorações do aniversário de 370 anos da Batalha das Tabocas, celebrado na próxima segunda-feira, dia 3 de agosto.

Sob o título “Tabocas Somos Todos Nós”, a equipe de comunicação municipal convidou várias personalidades vitorienses para participarem de uma série de depoimentos em vídeo sobre a importante data e a história do conflito, ocorrido no Monte das Tabocas em 1645.

Participam o Professor, Ensaísta e Crítico de Ideais, Ronaldo Sotero, que brilhantemente sugeriu a ideia; o Presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, Pedro Ferrer, o jornalista João Álvares; a Secretária de Educação do município, Maria José Lira; o Historiador André fontes; o Secretário de Cultura, Turismo e Esporte Paulo Roberto; A Professora e Poetisa Severina Moura; o Secretário de Governo Ozias Valentim; o Deputado Estadual Joaquim Lira, e Dílson Lira filho, representando in memoriam seu pai, o poeta Dílson Lira, que conservou em seu arquivo pessoal imagens exclusivas do Monte das Tabocas dezenas de anos atrás e que será apresentada ao final da série.

Serão dois depoimentos diários veiculados através do portal da prefeitura da Vitória na internet –www.prefeituradavitoria.pe.gov.br – e nos canais das redes sociais, além de serem exibidos na segunda-feira, dia 3, em um telão no monte das Tabocas. Neste primeiro dia, Ronaldo Sotero abrirá com chave de ouro a série, seguido por Maria José Lira.

Curtam, afinal, “Tabocas somos Todos Nós”.