Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte promove encontro sobre financiamento cultural com representante da Funarte

Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte promove encontro sobre financiamento cultural com representante da Funarte

Por LUCIANO ABREU | Secretaria de Comunicação Social

Buscando ampliar o diálogo com artistas, produtores e gestores culturais do município e região sobre financiamento cultural, a prefeitura da Vitória, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, trouxe a Vitória de Santo Antão, na manhã desta quarta-feira (26), o representante regional para o Norte/Nordeste da Fundação Nacional de Artes (Funarte), do Ministério da Cultura (Minc), Naldinho Freire.

O encontro intermunicipal contou representações das cidades de Escada, Gravatá, Limoeiro e Vitória de Santo Antão. Os editais de caráter nacional são destinados às linguagens artísticas visuais; ao circo, a dança, teatro e música. Ao todo são 11 editais, dois deles já em andamento. Abertos no último dia 24 de julho, a nova leva de editais apresentados no Teatro Tabocas, na FACOL, irão distribuir R$ 9,6 milhões para os projetos contemplados.

dentro

De acordo com Naldinho Freire, representante da Funarte, a ideia é estimular o conhecimento, a difusão e a participação nos processos de seleção de projetos. “A proposta é apresentar os editais e sua modificações. Os editais são para todos os artistas brasileiros. Queremos que sejam difundidos nos municípios representados. A gente percebe que o número de inscritos e contemplados na região Nordeste têm crescido muito. Estamos indo aos artistas buscando difundir essas oportunidades”, explica. Os projetos inscritos passarão por uma triagem e os vencedores serão publicados no Diario Oficial da União.

DSC_0389

Para a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Érica Araújo, este é um processo de transformação das políticas de cultura no município que vem ocorrendo através de ações de financiamento, capacitação e formação. “A política pública de cultura está sendo totalmente transformada. Estamos começando pela profissionalização, pela capacitação dos nossos agentes culturais, artistas, produtores culturais. Existem linhas de financiamento, mas também existe o distanciamento de quem faz a cultura. Através da Secretaria de Cultura, vamos deixar nossos agentes mais próximos dessas linhas de financiamento seja ela municipal, estadual ou federal. Quando falamos de edital as pessoas têm medo. Vamos buscar também esses recursos para realizar os nossos projetos”, afirma.

O secretário de Cultura, Turismo e Esporte, Paulo Roberto, encerrou o encontro dizendo que a união do poder público com a sociedade irá construir um lastro sólido para a cultura local e trazer muitas oportunidades para a classe artística.

As inscrições dos editais já estão abertas e podem ser conferidas no site da Funarte (funarte.gov.br). O prazo de encerramento é de 45 dias.