Taxistas da RMR protestam por não poder pegar passageiros na capital

Taxistas de municípios da Região Metropolitana do Recife fizeram um protesto, na manhã desta quinta-feira (19), devido ao que chamam de “fiscalização errada”, por serem multados ao atenderem clientes na capital pernambucana. A concentração ocorreu em frente ao Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, de onde saíram pouco antes das 11h.

Cerca de 300 a 400 pessoas participaram do ato, segundo a organização. De acordo com a Polícia Militar, tem ao menos 200 carros na manifestação, que segue em direção à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Um dos líderes do movimento, o taxista da cidade de Paulista, Márcio Rodrigues, explica que eles não concordam com a forma como a situação é conduzida. “Você mora em Paulista e tem uma necessidade de ir ao aeroporto, mas confia nos meus serviços. Se eu for buscar alguém no aeroporto, meu carro é preso, fora a multa. O cliente que está dentro do carro é desembarcado e colocado em outro táxi, que ele nem sabe quem é”, reclama o taxista.

O percurso do ato passou pela Avenida Cruz Cabugá, Ponte do Limoeiro e Avenida Cais do Apolo, até a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na Rua da Aurora. Apesar de não ter reunião prevista com os deputados, os taxistas querem chamar a atenção do Poder Legislativo e também da população. Participam taxistas dos municípios de Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Igarassu, Ipojuca, São Lourenço da Mata e Carpina.

O movimento não pede a implantação de um ‘táxi metropolitano’, apenas de uma parceria maior entre os municípios. “A gente não quer fazer ponto no Recife, apenas o direito de ir buscar o nosso cliente, que nos solicita. Em nenhuma cidade passamos por isso de ser parado, com o nosso cliente sendo perguntado de onde veio, para onde vai”, explica o vice-presidente do Sindicato dos Taxistas de Olinda, Arthur Moura.

A multa por receber passageiro no Recife, sem ser taxista do município, é de aproximadamente R$ 2.500, de acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). Além da multa, os motoristas reclamam da forma como a fiscalização é feita, o que acaba prejudicando quem vem de outras cidades, acredita o líder do movimento.

“O fato de eu estar trabalhando, exercendo minha profissão, pagando meus impostos em dia, não é respeitado. Isso fere a Constituição, o direito de ir e vir. Eu, como profissional liberal, sou requisitado pela qualidade do serviço. Eles estão esquecendo que entre o volante e o banco do carro tem um pai de família, profissional, ser humano. Ele é desrespeitado”, aponta Rodrigues.

O presidente do Sindicato dos Taxistas de Jaboatão dos Guararapes, Mario Alves de Oliveira, afirma que é necessário pensar uma forma de integrar melhor a Região Metropolitana. “Entendemos você não poder fazer ponto, mas é um absurdo [o modo como a fiscalização é feita hoje]. Eu estava com meu neto no carro e pediram para ele descer, dizendo que nós taxistas somos mentirosos. Estão querendo nos marginalizar”, reclama Oliveira.

Resposta
Em nota, a CTTU explicou que “a operação [de fiscalização] está sendo realizada em parceria com a Polícia Militar e com o Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem), atendendo a uma série de denúncias que estão sendo realizadas pela categoria de profissionais cadastrados no Recife”.

No Recife, a lei municipal 17.782/2012 proíbe taxistas de outros municípios a embarcar  passageiros no Recife e a circular nas vias da cidade com a caixa luminosa acesa. A CTTU informou ainda “que essa medida é recíproca na maior parte dos municípios da Região Metropolitana do Recife e que não há previsão para qualquer tipo de alteração na lei.  A CTTU esclarece ainda que o desembarque de passageiros no Recife por taxistas de outros municípios é permitido,  assim como circular nas vias da cidade, quando o embarque for realizado no município de origem do veículo “.