Vitória de Santo Antão sedia o encontro estadual de gestores de Assistência Social

Vitória de Santo Antão sedia o encontro estadual de gestores de Assistência Social

Vitória de Santo Antão foi sede na manhã desta quinta-feira (24), do encontro do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS-PE).

O encontro teve como objetivo a discussão do Pacto de Aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O pacto busca garantir que municípios e estados possuam o mesmo patamar de cobertura dos serviços, benefícios, programas e projetos no âmbito do SUAS, além de fortalecer os órgãos gestores da Assistência Social para gerência dos programa sociais vinculados.

Pela manhã o diretor do Departamento de Gestão do SUAS, da Secretaria Nacional de Assistência Social, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), José Crus, abriu o encontro falando sobre as metas, diagnósticos e prioridades dos municípios no gerenciamento do sistema. “Mudamos a página da assistência social no país. Deixamos para trás as características assistencialistas para implementamos um politica pública ancorada em direitos. Hoje temos a responsabilidade de ofertar os serviços e os benefícios aos cidadãos que os requerem ao Estado.”, explica Crus.

Anfitrião do evento o secretário de Ação Social, Manoel Aldo, destacou que as discussões são necessárias para aprimoramento do sistema. “Este é um encontro para todos os secretários municipais do estado de Pernambucano. Estamos recebendo os secretários de nossa região. vamos discutir as melhorias e como fazê-las com os recursos que temos. Além disso, temos as discussões sobre a operacionalidade do sistema que acaba refletindo em um atendimento mais qualificado as pessoas nas atuações do CRAS e CREAS e no sistema como um todo”, explica.

A presidente Estadual do COEGEMAS, Ana Rita Suassuna, falou sobre os desafios gerenciamento financeiro da assistência social em ano de retração econômica. “Também estamos trazendo a pauta para discussão o financiamento da assistência social no contexto da crise econômica, e qual é a situação real dos municípios, vamos fazer um aprofundamento do financiamento da assistência social em Pernambuco”, destacou.

O encontro teve a participação da Orquestra Sinfônica do Centro de Musica da Vitória (CEMUVI).

DSC_0411

Com informações de Luciano Abreu, Secretaria Executiva de Comunicação Social