Servidores do INSS decidem retomar trabalho só na quarta-feira, em PE

O atendimento nas unidades do INSS em Pernambuco será retomado apenas na quarta-feira (30), informou o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco (Sindsprev-PE) nesta segunda (28). De acordo com o sindicato, a mudança foi feita porque o acordo entre a categoria e o Governo só será assinado na tarde da terça-feira (29).

Ainda segundo o Sindsprev-PE, retomar as atividades apenas depois de assinar o acordo é uma orientação do Comando Nacional de Greve. A categoria passou 78 dias em greve e decidiu pelo retorno às atividades em assembleia realizada na quinta (24). A adesão foi de 80% da categoria, segundo o sindicato. Analistas e técnicos previdenciários paralisaram os trabalhos.

Os servidores aceitaram a proposta do Governo Federal, formalizada na quarta-feira (23). Entre as conquistas está o reajuste salarial de 10,8%, sendo 5,5% em agosto de 2016 e o restante apenas em janeiro de 2017.

Também foram aprovadas a incorporação da gratificação de desempenho (dividida em três vezes: janeiro de 2017, janeiro de 2018 e janeiro de 2019), e a criação de um comitê gestor para estruturar o plano de cargos da categoria.

Ainda segundo o Sindsprev, os servidores vão entrar em contato, por telefone, com os segurados que tinham atendimento marcado e não receberam o benefício. A prioridade será para os casos de pensão por morte, auxílio maternidade e auxílio reclusão. O atendimento espontâneo de liberação de pagamento e procuração também será priorizado.

Em todo o estado, 22 mil benefícios ficaram represados durante a paralisação da categoria.

O Sindsprev informou ainda que a reposição dos dias parados será convertida em horas de trabalho nas agências previdenciárias. Os servidores das áreas meio poderão ser deslocados para a área fim, para reforçar o atendimento ao público.

Informações G1