Detentos cavam 12º túnel no Complexo do Curado, no Recife

Detentos cavam 12º túnel no Complexo do Curado, no Recife

Um túnel foi encontrado no pátio do Presídio Frei Damião de Bozzano, que faz parte do Complexo Prisional do Curado, na Zona Oeste do Recife, na tarde de sábado (17). A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) informou, neste domingo (18), que o buraco já foi fechado e que nenhum preso conseguiu fugir. Esse foi o 12º túnel encontrado neste ano no complexo.

Agentes penitenciários da unidade e do Grupo de Operações de Segurança da Seres (GOS) encontraram o túnel, que tinha um metro de profundidade por um metro de extensão, após uma fiscalização de rótimna. Esse foi o sétimo buraco encontrado somente no presídio Frei Damião de Bozzano.

Crise prisional
No dia 8 de outubro, foi encontrado o primeiro túnel externo, com dois metros de profundidade e um metro de extensão, saindo de uma casa em direção ao Presídio Frei Damião de Bozzano (PFDB). Os últimos buracos dentro do complexo foram achados no dia 10 de outubro. Antes disso, a Seres divulgou que achou túneis nos dias 6 de outubro, 24 de setembro, 21 de setembro, 6 de setembro, 22 de agosto, 12 de agosto, 10 de agosto, 2 de agosto, e 27 de julho. Só no episódio de julho os detentos conseguiram escapar.

Nos últimos meses, a rotina foi de presos mortos e feridos, armas e celulares flagrados nas mãos de detentos, planos de fuga, brigas, rebeliões e protestos. Em setembro, representantes do governo estadual e federal estiveram na Costa Rica para dar explicações à Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre violações de direitos humanos no Complexo Prisional do Curado, que resultaram em uma nova resolução da corte internacional sobre o tema.

Nos últimos meses, a unidade registrou série de rebeliões que deixou mortos e feridos. No dia 27 de setembro, um morador da vizinhança foi morto por uma bala perdida, em meio a um tumulto numa das unidades do conjunto do Curado.