Coreia do Norte diz ter feito teste com bomba de hidrogênio bem-sucedido

Coreia do Norte diz ter feito teste com bomba de hidrogênio bem-sucedido

G1 

A Coreia do Norte afirmou ter feito um teste bem-sucedido com uma miniatura de bomba de hidrogênio nesta quarta-feira (6). Foi o quarto teste com arma nuclear feito pelo país e teria sido o primeiro usando uma bomba de hidrogênio, que pode ser até 50 vezes mais potente que a bomba atômica. Outros testes ocorreram em 2006, 2009 e 2013.

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) vai se reunir nesta quarta para discutir o teste nuclear. Os Estados Unidos e o Japão solicitaram consultas emergenciais ao Conselho de Segurança, segundo a porta-voz da missão dos EUA na ONU, Hagar Chemali.

O anúncio do teste com um artefato nuclear de hidrogênio em miniatura foi feito pela TV estatal. “Após o pleno sucesso da nossa bomba H histórica, nos juntamos ao grupo dos Estados nucleares avançados”, disse a apresentadora.

“Este último teste, produto da nossa tecnologia e da nossa mão de obra, confirma que os recursos tecnológicos que desenvolvemos recentemente são eficientes e provam cientificamente o impacto da nossa bomba H miniaturizada”, destacou a apresentadora da TV estatal.