Clínica móvel é enviada à cidade síria sitiada

Clínica móvel é enviada à cidade síria sitiada

Por Valtemar Lucena

Uma clínica móvel com uma equipe médica está a caminho de Madaya, localidade rebelde síria sitiada há seis meses pelo exército e que se converteu em símbolo do sofrimento da população civil, afirmou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Um comboio humanitário de 44 caminhões cheios de alimentos e medicamentos já chegou a Madaya, 40 km da capital síria.

Segundo a ONU, a grave situação humanitária em Madaya não tem precedentes em cinco anos de conflito no país.

Desnutrição
A Unicef, fundo da ONU para a infância, confirmou nesta sexta a ocorrência de casos de desnutrição grave em crianças em Madaya.

“O Unicef… pode confirmar que casos de desnutrição grave foram encontrados entre as crianças”, disse a entidade em comunicado, depois que a ONU e a Cruz Vermelha entraram na cidade na segunda e na quinta para entregar suprimentos de ajuda humanitária pela primeira vez desde outubro.

Dezenas de mortes causadas pela fome foram relatadas por grupos de monitoramento, médicos locais e agências locais de ajuda humanitária presentes em Madaya, que está cercada por forças aliadas ao governo sírio.

O Unicef disse que das 25 crianças abaixo dos cinco anos de idade examinadas por seus funcionários e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 22 mostraram sinais de desnutrição de “moderada a grave”.

A ONU dissera que há cerca de 450 mil pessoas encurraladas em cerca de 15 cercos espalhados pela Síria, incluindo em áreas controladas pelo governo, pelo Estado Islâmico e por outros grupos insurgentes.