Prefeito Elias Lira inaugura estátua do Padre Renato na Praça da Matriz

Prefeito Elias Lira inaugura estátua do Padre Renato na Praça da Matriz

Foi entregue aos vitorienses na noite deste sábado (16), a estátua em tamanho real do Monsenhor Renato da Cunha Cavalcanti, o Padre Renato, como era conhecido. Instalada na Praça Dom Luís de Brito – Praça da Matriz -, de frente para a paróquia de Santo Antão, a qual comandou por 52 anos, a peça faz parte das homenagens póstumas ao religioso, que faleceu em maio de 2015.

A obra foi confeccionada pelo artista plástico vitoriense Fernandes Rodrigues. A homenagem foi idealizada pelo prefeito Elias Lira (PSD). “Eu sempre tive Padre Renato como um grande amigo. Eu sempre dizia a ele, que ele não falava com o prefeito. Conversava com Padre Renato como um amigo e um homem religioso, que graças a Deus ele foi. Ele merecia uma homenagem muito maior”, disse o gestor emocionado.

 01

Uma das irmãs do sacerdote, em nome da família, agradeceu a homenagem. “A tão bela escultura nos faz recordar a imagem de Renato viva em nossa memória. A toda comunidade vitoriense, meu muito obrigado pelo reconhecimento por tudo que Renato fez e foi para Vitória”, disse.

04

( Fernandes Rodrigues, artista plástico vitoriense e o Secretário de Cultura, Paulo Roberto Arruda)

Representando os paroquianos da Matriz de Santo Antão, Pedro Queiroz destacou a trajetória do monsenhor em Vitória. “Estamos no Vale do Tapacurá. E neste vale, nasceu o caráter, nasceu a conduta e o exemplo fecundo do nosso querido Padre Renato da Cunha Cavalcanti, cuja a família aqui está e tem motivo de sobra para se orgulhar”, enfatizou.

Com informações de Danilo Coelho, Blog Nossa Vitória PE

Fotos: Lays Freitas