Domingo foi de Procissão ao Santo Antão

Domingo foi de Procissão ao Santo Antão

Sentimentos de fé, gratidão e devoção levaram milhares de católicos a tomar as ruas de Vitória de Santo Antão. O clima chuvoso não foi empecilho para os fieis que foram acompanhar a tradicional procissão em homenagem ao padroeiro, na tarde deste domingo (17).  O ato marcou o encerramento das atividades litúrgicas, que aconteceram desde o dia 08 de janeiro, com shows e atividades internas na paróquia principal da cidade.  Durante os nove dias da festa, várias missas foram celebradas por padres convidados e pelo atual pároco, Maurício Diniz.

Ato que se repete há 391 anos, essa foi a primeira edição após a morte do Monsenhor Renato, que dedicou 52 anos de sua vida às atividades católicas do município. Falecido em maio de 2015, Renato da Cunha Cavalcanti deixou seu legado e teve feita em sua homenagem uma estátua que foi fixada na Praça da Matriz em evento na noite deste sábado (16).

O cortejo saiu da Praça da Matriz às 16h50. A edição atual da procissão teve um público menor que em anos anteriores. Apesar disso, os fiéis não deixaram de lado a exaltação ao padroeiro Santo Antão, entoando cânticos e rezas.

“Frequento a paróquia há pelo menos 36 anos. Acompanho todo o novenário e, no dia do nosso Glorioso Padroeiro, acompanho a procissão com meus filhos e netos. Tenho muito o que agradecer. ”, afirmou a pensionista Severina Francisca, de 66 anos. “A festa do nosso padroeiro é uma linda tradição de nossa cidade, não pode acabar nunca”, declarou.

Até o retorno das imagens de São Sebastião e Santo Antão à Igreja Matriz, os fiéis se revezaram para levar o andor. Após a chegada da procissão, às 18h10, uma missa foi celebrada, encerrando os festejos.

 informações Blog Nossa Vitória 

Foto: Lays Freitas