Campanha de vacinação contra a gripe H1N1 abrange Vitória de Santo Antão.

Campanha de vacinação contra a gripe H1N1 abrange Vitória de Santo Antão.

 

Diante a preocupação nacional com a influenza (infecção viral aguda que afeta o sist. Respiratório), as secretarias responsáveis por garantir saúde ao município da cidade da Vitória de Santo Antão, afirmaram que, apesar de nenhum caso ter sido registrado até o presente momento. Vitória vai ser contemplada com a Campanha Nacional de vacinação contra a gripe H1N1, que tem data prevista para o dia 30 de abril.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), instruí a imunização anual por ordem de prioridade: gestantes (independente da fase gestacional); crianças de 6 meses a 5 anos; idosos a partir dos 65 aos; pessoas com doenças crônicas; e trabalhadores da área de saúde.

Acredita-se que a doença atinja 5% a 10% dos adultos e 20% a 30% das crianças, causando de 3 milhões a 5 milhões de casos graves e de 250 mil a 500 mil morte todos os anos.

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos que, após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

Campanhas de vacinação são a medida mais eficaz para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. Entre outras medidas preventivas, estão lavar as mãos, evitar locais fechados e muito cheios e buscar orientação médica em caso de início súbito de febre alta, tosse (geralmente seca), dores musculares, nas articulações, cabeça e garganta, desconforto grave e corrimento nasal.

Informações ONU-BR