19 de Abril – Dia do Índio

19 de Abril – Dia do Índio

Presente em nosso dia-a-dia a cultura indígena diz muito sobre o que somos como povo. Porque 19 de Abril  ? !

A data ficou assim determinada, pelo acontecimento do Primeiro Congresso Indigenista Intramericano, que ocorreu em 19 de Abril de 1940 no México e foi o pioneiro dos povos indígenas da América.

Diversas autoridades governamentais dos países da América e líderes indígenas foram convidados a participar das reuniões e na tomada das decisões. Porém, receosos e com razão, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, o temor era grande devido as agressões e pelo tempo de perseguição pelos “homens brancos”.

A situação foi se remodelando, até que diversos líderes indígenas passaram a participar, e compreender a importância daquele momento histórico. Desde então, no ano de 1943, o presidente do Brasil na época, Getúlio Vargas, decretou que a data seria voltada para reflexão e homenagens ao povo indígena.

Atualmente, este dia faz parte do cronograma didático das escolas, onde é lembrado que o povo indígena já habitava em nosso país, antes mesmo do descobrimento. A cultura também merece atenção, visto que os índios, ainda lutam por terra e por espaço na sociedade.