Alunos de rede pública vão estudar música no Canadá

                               Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

O embarque é só em agosto. Mas os preparativos já começaram. Nervos à flor da pele e um sonho antigo na bagagem, o de estudar música fora do Brasil. A certeza é o país: Canadá.

Para lá, viajarão dez estudantes da rede estadual de ensino. Todos foram selecionados pelo Programa Ganhe o Mundo Musical (PGM), uma nova versão do projeto do Governo do Estado, que já enviou 3,9 mil pernambucanos para uma temporada de estudos no exterior.

Lucas, Luís Felipe e Paola são exemplos de perseverança e determinação. Cresceram nos bairros da Bomba do Hemetério e do Alto do Pascoal, na Zona Oeste do Recife, e venceram as três etapas da eliminatória do programa, que promete transformar a realidade deles. Não se deixaram desafinar pelas limitações da vida. Habilidades com trompetes e violão eles têm de sobra.

Até pensaram que não iriam conseguir, mas o talento do trio mostrou o contrário. Foram julgados e avaliados por integrantes do Conservatório Pernambucano de Música.

A superintendente do PGM, Renata Serpa, acredita que os aprovados serão multiplicadores de conhecimento. “A partir da experiência dele muitos vão querer se espelhar”, afirmou. Nesta quarta-feira (20), o grupo será recebido pelo governador Paulo Câmara.

Folha-PE