A partir deste domingo (3), entra em vigor o Bilhete Único com tarifa de R$ 4,10 para os ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife (RMR). A medida, aprovada durante a reunião do Conselho de Transporte Metropolitano (CTM) em 22 de fevereiro, traz vantagens para cerca de 750 mil passageiros, abrangendo 90% do sistema.
Com a implantação da tarifa única, o Anel B, que anteriormente custava R$ 5,60, foi eliminado. Isso representa uma economia significativa para os usuários do vale, especialmente aqueles das áreas norte da RMR, incluindo municípios como Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu, com uma redução de até 26,79%. Aproximadamente 125 mil pessoas eram usuárias do Anel B.
Os passageiros que já pagavam R$ 4,10 pelo Anel A continuarão com o mesmo valor. Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, 620 mil pessoas utilizam esse anel. O Anel G, que engloba três linhas específicas – 018 – Brasília Teimosa; 155 – Jordão Baixo/Boa Viagem; e 320 – Curado I/Werneck (Via Totó) – permanecerá com a tarifa de R$ 2,70, e as demais linhas opcionais também não sofrerão reajuste.
Conforme a proposta do Governo de Pernambuco, as empresas de ônibus receberão um aporte adicional de R$ 60 milhões em relação ao que já recebiam anteriormente. Em 2023, os empresários do setor receberam um repasse total de R$ 250 milhões, segundo dados do governo estadual. Assim, o montante deste ano deverá atingir os R$ 310 milhões.