O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou na terça-feira (12), o plano de expansão da rede federal de ensino técnico. O plano prevê a criação de 100 novos campi de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) em todo o país, gerando 140 mil novas vagas, a maioria em cursos técnicos integrados ao ensino médio.
Pernambuco será um dos estados beneficiados com a expansão, com a criação de unidades em Goiana, Santa Cruz do Capibaribe, Recife, Araripina, Águas Belas e Bezerros. A expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foi anunciada por Lula em dezembro de 2023, durante sua participação na Conferência Nacional de Juventude.
Os Institutos Federais são instituições especializadas na educação profissional e tecnológica, oferecendo também educação básica e superior. Os cursos são gratuitos e visam aumentar a oferta de vagas na educação profissional e tecnológica e criar oportunidades para jovens e adultos, especialmente os mais vulneráveis.
Durante a cerimônia no Palácio do Planalto, Lula enfatizou a importância do investimento na educação. “É com base no investimento na educação que a gente pode ter a certeza de que esse país vai chegar a ser um país de primeiro mundo, um país desenvolvido, um país de uma sociedade composta pela grande maioria de gente de classe média”, disse ele.