A Secretaria de Saúde abre 36 leitos infantis em Palmares para enfrentar doenças respiratórias Novos 36 leitos assistenciais foram abertos no Hospital Regional de Palmares. O objetivo é enfrentar doenças respiratórias transmitidas por vírus que têm contaminado as crianças.
Os leitos foram distribuídos da seguinte forma: 10 leitos de terapia intensiva pediátrica, 16 leitos de enfermaria neo/pediátrica e outros 10 leitos de UTI neonatal.
Os novos leitos agora fazem parte do sistema de Regulação Estadual e estão aptos a receber pacientes com quadros da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) para tratamento especializado. Segundo a secretaria, as doenças do sistema respiratório foram a principal causa de internação entre crianças no ano de 2023 em Pernambuco. O período entre os meses de março e agosto foram considerados os mais acentuados.
Para se antecipar e se preparar para o período, a Secretaria lançou o Plano de Contingência das Doenças Respiratórias Sazonais na Infância para o ano de 2024, no qual uma das medidas prévias foi a abertura de leitos voltados à assistência infantil, a fim de descentralizar os atendimentos e tratar de forma mais eficiente as crianças pernambucanas. Durante esta semana, a SES-PE ainda pretende abrir novos leitos infantis na Zona da Mata Norte e no Sertão do Estado.
