O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou nesta quarta-feira (21), em Petrolina, de uma visita de campo no Vale do São Francisco, ao lado da primeira-dama Janja Lula da Silva. A agenda teve como foco a Embrapa Semiárido e produtores locais, com o objetivo de apresentar e divulgar tecnologias de convivência com a seca, desenvolvimento de rebanhos mais resistentes, agricultura irrigada e fruticultura tropicalizada. A atividade integrou a programação do “II Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural”.
As comitivas, formadas por ministros brasileiros e representantes de países africanos, também visitaram a Unidade Produtiva da Fruticultura Nunes & Cia e participaram de encontros com pequenos produtores e intercambistas africanos da Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF). A iniciativa fortalece as relações de amizade, comerciais e de cooperação técnica com os países do continente africano, pautada no desenvolvimento sustentável e no respeito mútuo.
De acordo com o ministro Carlos Fávaro, a missão à região atendeu a um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para apresentar aos ministros da agricultura da União Africana exemplos concretos de superação dos desafios impostos pelo clima semiárido. “Petrolina, que antes era considerada uma região inóspita, hoje é referência para o Brasil e para o mundo na produção de alimentos de altíssima qualidade e tecnologia. Isso é fruto da resiliência e da determinação de um povo que encontrou na inovação a sua alternativa de desenvolvimento,” destacou Fávaro.
A presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, destacou o trabalho desenvolvido pela Embrapa Semiárido, que está comemorando 50 anos de atuação. “Desenvolvemos tecnologias voltadas à produção de alimentos, água e energia. Trabalhamos com sistemas integrados, soluções para pequenos produtores, projetos de cisternas, captação e reuso de água, além de práticas que garantem a sustentabilidade no semiárido,” explicou. A visita também contou com a presença dos ministros Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), André de Paula (Pesca e Aquicultura) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional).
