A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) celebra, hoje, 190 anos de existência, reafirmando seu compromisso com a democracia, a fiscalização do Executivo e a defesa dos direitos da população. Inaugurada em 1835, a Casa tem acompanhado as transformações políticas e sociais do Estado e do País, mantendo-se como um dos principais pilares do sistema democrático.
O presidente da Alepe, deputado estadual Álvaro Porto (PSDB), destacou a relevância histórica da instituição e a importância de sua atuação na sociedade.
Democracia – Ele reforçou o papel da Casa no fortalecimento da democracia e na defesa dos interesses da população. “Como em outros tempos, a Alepe permanece vigilante no compromisso de contribuir para uma sociedade igualitária, solidária e justa, revigorando a democracia e honrando os valores instituídos pelos parlamentares que passaram pelo Legislativo pernambucano ao longo de sua existência. Além de legislar e fiscalizar, a Alepe segue acolhendo demandas da sociedade, assegurando direitos e, acima de tudo, garantindo conquistas para a população pernambucana”, disse.
Já o primeiro secretário, Francismar Pontes (PSB), destacou a função da Alepe como representante da população pernambucana. “Ao longo de quase dois séculos, a Alepe tem sido a voz do povo pernambucano, debatendo e aprovando leis que impactam diretamente a vida da nossa população”, disse.
Rodrigo Farias (PSB), primeiro vice-presidente da Mesa Diretora da Alepe, reforçou a relevância histórica da Casa e elogiou a atual gestão. “A Assembleia Legislativa de Pernambuco chega aos seus 190 anos reafirmando seu compromisso com a democracia e com o povo pernambucano. Sob a inspiração de Joaquim Nabuco, seguimos defendendo a justiça, a liberdade e os direitos da população”, defendeu.
Já o deputado estadual Izaías Régis (PSDB), que também presidiu a Casa no passado, destacou a importância da Alepe na vida política do Estado. “Celebrar esta data é reafirmar o compromisso com a democracia e com o futuro de Pernambuco”, ressaltou. (FolhaPE)
