ÚLTIMOS FATOS

logo-2

Casos de dengue, chikungunya e zika disparam em Pernambuco

Pernambuco alcançou a marca de 15.174 casos prováveis de dengue, conforme indicado pelo boletim mais recente da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), divulgado nesta quarta-feira (3).

Conforme as informações do governo, houve um aumento significativo de 542% nos casos prováveis em comparação com o mesmo período do ano anterior. No boletim anterior, divulgado em 27 de março de 2024, foram notificados 12.623 casos prováveis da doença.

A SES-PE também destaca que 18 mortes estão atualmente em processo de investigação. Até o momento, foram confirmados 976 casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, dos quais 12 são considerados graves.

Em relação à chikungunya, o boletim revela que Pernambuco notificou 2.829 casos prováveis desde janeiro, representando um aumento de 210% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Até o momento, foram confirmados 174 casos dessa doença no estado.

Quanto ao zika, foram notificados 259 casos prováveis no boletim mais recente, representando um aumento significativo de 1.423,5% em relação ao mesmo período de 2023. Destaca-se que 40 casos em grávidas estão sob investigação. Vale ressaltar que quase uma década atrás, um surto dessa doença desencadeou uma crise de microcefalia em bebês nascidos de mães com notificação dessa doença.

Outro aspecto relevante apresentado no boletim é o aumento do risco de contaminação em imóveis no estado. Atualmente, 30,4% das residências apresentam um risco alto de contaminação, em comparação com 14% no início do ano. No primeiro boletim de abril, constata-se que 53% das casas estão em risco moderado e 13% em baixo risco.

Rolar para cima