Praça Luís Boaventura – Vitória de Santo Antão – Foto: Divulgação
Reportagem especial, por Cláudio Gomes e Igor Gabriel
As cidades do interior de Pernambuco, como Vitória de Santo Antão, Gravatá e Caruaru, estão liderando iniciativas de mobilidade urbana sustentável, buscando melhorar a qualidade de vida e contribuir para um ambiente mais saudável e promissor para as próximas gerações.
Em Vitória de Santo Antão, a aproximadamente 51 km do Recife, o município tem se destacado pelas melhorias significativas no tráfego urbano. A cidade investiu na criação de praças públicas com recuo para estacionamento, o que tem facilitado a vida de motoristas e caminhoneiros. A Praça Severino Ferrer de Morais, a Praça Luís Boaventura, ambas no bairro da Matriz, e a Praça Duque de Caxias receberam essas melhorias.
“Com o recuo da Praça do Severino Ferrer, os caminhões que fazem carga e descarga no centro no início da noite não enfrentam mais fila, o que vai facilitar e muito o trânsito e reduzir o tempo de espera”, destacou o universitário Ednaldo Silva, que já enfrentou o trânsito várias vezes acompanhando a fila de ônibus urbanos. “Essas intervenções são um passo essencial para melhorar a mobilidade e reduzir a poluição causada por veículos em busca de vagas”. Nós mototaxista tínhamos muita dificuldade com o trânsito, mas após a mudança melhorou constantemente, comentou o mototaxista Flávio Vieira, que trabalha há 21 anos na cidade.
Acompanhe a reportagem:
No Agreste, Gravatá também tem investido em melhorias na mobilidade urbana. Mudanças no tráfego de vias centrais, como a Rua Quintino Bocaiúva e a Rua do Norte, foram implementadas, além da criação de novas vagas de estacionamento em diversas ruas. Um novo semáforo no cruzamento do pontilhão entre as ruas Amaury de Medeiros, Av. Felix Sobrinho, Av. Dantas Barreto e Av. Vereador Elias Torres tem ajudado a melhorar o fluxo de veículos. “O centro da cidade ficou mais acessível e a mobilidade urbana melhorou consideravelmente, facilitando o deslocamento de todos”, afirmou o advogado Geraldo Guerra.
Em Caruaru, a prefeitura investiu em um novo pátio de estacionamento para a Feira da Sulanca, beneficiando feirantes, comerciantes e compradores. A área de intervenção, com mais de 12 mil metros quadrados, recebeu um novo piso intertravado, drenagem, iluminação pública com lâmpadas LED e vagas de estacionamento para veículos de grande e pequeno porte, além de motos. Izaías, morador de Caruaru desde a infância, reconhece os benefícios: “A região da Sulanca teve uma melhora significativa no trânsito, diminuindo o congestionamento no centro da cidade e facilitando a vida de quem trabalha e frequenta a feira”.






