ÚLTIMOS FATOS

logo-2

Hugo Motta é eleito presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2025-2026

O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito, neste sábado (1º), presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2025-2026. Em primeiro turno, Motta obteve 444 votos, superando os concorrentes Marcel Van Hattem (Novo-RS), que recebeu 32 votos, e Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), com 22 votos. Além disso, foram registrados dois votos em branco. Com a maioria absoluta dos votos (metade mais um dos presentes), não foi necessário um segundo turno.

Motta contou com o apoio de um bloco formado por 17 partidos e 494 deputados, incluindo PL, PT, PCdoB, PV, União, PP, Republicanos, PSD, MDB, PDT, PSDB, Cidadania, PSB, Podemos, Avante, Solidariedade e PRD. A ampla coalizão garantiu sua vitória de forma expressiva.

Em seu discurso como candidato, pouco antes da votação, Motta prometeu humildade na gestão da Casa. “Quero ser um elo na corrente, um elo forte, mas com a consciência de ser apenas um elo que não podemos deixar romper. Todas às vezes que romperam esta corrente, partiram a democracia”, afirmou. Ele enfatizou que a cadeira da Presidência não deve ser vista como o ápice do poder de um deputado. “Aquela cadeira não faz nenhum de nós diferentes, é transitória, efêmera.”

Entre as propostas apresentadas, Motta defendeu maior previsibilidade nos trabalhos da Câmara, como a retomada das sessões do Plenário no início da tarde e a definição de quais serão virtuais ou presenciais. Além disso, propôs priorizar o alinhamento de pautas com o Senado para agilizar o processo legislativo e ampliar a participação de parlamentares menos experientes ou com menor protagonismo na relatoria de projetos. “É uma Câmara de todos e para todos”, destacou.

Rolar para cima