O estado de Pernambuco reforça suas estratégias de combate à dengue diante do aumento de 1.192 casos prováveis em apenas uma semana. Destaque-se que dois municípios já apresentam alta incidência da doença.
O cenário epidemiológico atual revela um aumento significativo no número de cidades sob média incidência, passando de sete para 16 em uma semana. As autoridades de saúde já estão em ação: equipes da I Geres visitaram Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife, e estão programadas visitas para Chã de Alegria, na Mata Norte.
Em novembro do ano passado, Pernambuco saiu na frente ao lançar o Plano de Enfrentamento para as Arboviroses 2024, delineando diretrizes para ações coordenadas entre o estado e os municípios. Este plano, que agora se mostra ainda mais importantes, estabelece protocolos de resposta conforme o perfil epidemiológico e a capacidade da rede de saúde.
Entre as medidas preventivas recomendadas estão a colaboração com os agentes de combate a endemias e a eliminação de possíveis focos de reprodução do mosquito, como o acúmulo de entulhos e a limpeza de recipientes que possam acumular água parada.
Para reforçar ainda mais a prevenção, a Secretaria de Saúde de Pernambuco promoverá uma reunião na próxima segunda-feira (4) com representantes das principais unidades hospitalares do estado. Esta iniciativa visa discutir medidas emergenciais e capacitar profissionais, além de distribuir material educativo, como cartazes, para conscientização da população sobre a importância da prevenção contra a dengue.