Nesta terça-feira, 15 de agosto, às 11h, reitores de quatro universidades federais de Pernambuco realizarão uma coletiva de imprensa no Auditório João Alfredo, localizado no primeiro andar do prédio da Reitoria da UFPE, no Campus Recife. O evento marcará a discussão da situação orçamentária das instituições relacionadas à recente sanção da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025.
Participarão da coletiva os reitores Alfredo Gomes, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Maria José de Sena, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Airon Aparecido Silva de Melo, da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape); e Telio Nobre Leite, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
Os reitores trarão à pauta o impacto das medidas orçamentárias no funcionamento das universidades, que, segundo as informações preliminares, disporão de um orçamento inferior ao que foi alocado em 2024. O encontro servirá para esclarecer questões relacionadas à gestão financeira das instituições e seus desafios em manter a qualidade do ensino e pesquisa.
A expectativa é que o evento atraia a atenção de estudantes, professores e membros da sociedade civil, reforçando a necessidade de diálogo sobre o futuro das universidades federais no estado.
