ÚLTIMOS FATOS

logo-2

Terra ganhará “segunda lua” temporária com a passagem do asteroide 2024 PT5

Nos próximos dias, a Terra ganhará uma “segunda lua” temporária. Trata-se do pequeno asteroide 2024 PT5, que passará a orbitar nosso planeta por algumas semanas, funcionando como um satélite natural. O fenômeno foi detectado por um estudo recente publicado no periódico The Research Notes of the AAS.

O asteroide pertence ao cinturão de Arjuna e será capturado pela órbita terrestre devido a perturbações gravitacionais causadas pelo Sol. Com cerca de 4,5 milhões de quilômetros de proximidade e uma velocidade de 3.500 km/h, o 2024 PT5 será temporariamente atraído pela Terra, permanecendo em nossa órbita por aproximadamente dois meses.

Embora fenômenos como esse sejam chamados de “mini-luas”, o 2024 PT5 não realizará uma órbita completa ao redor do planeta antes de retornar ao cinturão de asteroides. Tais eventos, de curta duração, ocorrem com uma certa frequência, mas também há casos em que mini-luas acompanham a Terra por períodos mais longos, podendo durar até um ano.

Observação do asteroide

Apesar do interesse em observar esse fenômeno, o asteroide 2024 PT5 será muito pequeno e escuro para ser visto a olho nu ou com telescópios comuns. Segundo o professor Carlos de la Fuente Marcos, da Universidade Complutense de Madrid, “um telescópio com diâmetro de pelo menos 30 polegadas, junto a um detector CCD ou CMOS, será necessário para enxergar o objeto”. Portanto, apenas astrônomos profissionais com equipamentos especializados terão a chance de registrar a passagem dessa “segunda lua” temporária.

Essa mini-lua, ainda que breve e imperceptível para a maioria, faz parte dos diversos eventos astronômicos que continuam intrigando e surpreendendo cientistas ao redor do mundo.

Rolar para cima