Após mais de cinco horas de atraso, Qualifica Recife finalmente inicia inscrições

Após mais de cinco horas de atraso, Qualifica Recife finalmente inicia inscrições

Após mais de cinco horas de atraso, foi normalizado por volta das 13h20 desta segunda-feira o processo de inscrições nos 50 cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pela Prefeitura do Recife. O prazo deveria ter sido iniciado às 8h mas, de acordo com a Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional, um problema técnico atrasou a abertura do processo, realizado exclusivamente pelo site www.qualifica.recife.pe.gov.br . O prazo segue até às 23h59 do dia 22 deste mês, mas as vagas serão preenchidas por ordem de acesso.

A estudante Fernanda Spencer, 19 anos, começou a tentar uma vaga no curso de Autocad e desde às 8h. “Desde que acordei eu entrei no site e desde às 8h estou tentando acessar e as inscrições não estão abertas. Já liguei para o número do Qualifica (3355-2587) e só está dando ocupado”, reclamou.

A rede de escolas profissionalizantes da Prefeitura do Recife está oferecendo cerca de 3.500 vagas para interessados em se capacitar para o mercado de trabalho ou para abrirem o seu próprio negócio. Ao todo, há cerca de 50 opções para o segundo semestre letivo deste ano em cursos gratuitos nas áreas de administração, informática, indústria, vestuário, construção civil, beleza, alimentação, artes, saúde e idiomas. Entre eles, há formações como Estética Para Salão de Beleza (Manicure, Design de Sobrancelha e Maquiagem), Cuidador de Idoso, Recepção em Serviços Turísticos e Hotelaria, Marcenaria, Doces e Salgados, Auxiliar Administrativo, Pastelaria, Inglês, Espanhol, Francês e outros.

No momento da inscrição é importante que os candidatos consultem os requisitos mínimos de idade e de escolaridade de cada curso. A lista dos selecionados será divulgada no dia 25/07 também no site. Já a efetivação das matrículas será realizada exclusivamente na escola escolhida pelo candidato nos dias 27 e 28/07. Será necessário apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de escolaridade, comprovante de residência e uma foto 3×4. As aulas terão início no dia 10/08 nas 17 escolas profissionalizantes mantidas pela Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional do Recife.

O inscrito que não efetuar a matrícula na escola perderá a vaga, que será remanejada. Serão divulgadas duas listas de remanejáveis, nos dias 29/07 e 03/08, respectivamente. A efetivação da matrícula dos remanejados também deverá ser feita exclusivamente nas escolas profissionalizantes. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3355-2587.

Informações Diário de Pernambuco