Vitória de Santo Antão comemora hoje 172 anos de emancipação política

Vitória de Santo Antão comemora hoje 172 anos de emancipação política

CAPITAL DA ZONA DA MATA !
TERRA DAS TABOCAS!
TERRA DE OSMAN LINS!
CIDADE DE BRAGA !
TERRA DA FACOL!
TERRA DE SELMA DO COCO!

SÃO VÁRIOS E BELOS OS SINÔNIMOS QUE PODEMOS USAR PRA DISTINGUIR VITÓRIA.

Em 1626, Antônio Diogo de Braga, português vindo da Ilha de Santo Antão do Cabo Verde (Portugal), edificou uma capela em homenagem a Santo Antão da Mata.
Em 1774, a cidade de Braga passou a chamar-se: Santo Antão da Mata, quando já tinha população estimada de 4866 habitantes;
Santo Antão da Mata, além de sua situação privilegiada em termos de cursos d’água, situava-se como ponto de passagem do caminho que de destinava ao São Francisco através do Vale do Mocotó.
No dia 27 de julho de 1811, evolui da condição de povoado para categoria de vila, alvará assinado pelo então príncipe Regente D. JOÃO, categoria oficialmente instalada em 28 de maio de 1812.
Do seu território, faziam parte as freguesias de Bezerros e Santo Antão, abrangendo uma grande extensão de terra.
Terras que correspondem hoje, as áreas ocupadas pelos municípios de Vitória de Santo Antão, Pombos, Chã Grande, Gravatá, Bezerros, Caruaru, Bonito, São Caetano, Sairé, Camocim de São Félix, São Joaquim, Barra de Guabiraba, Riacho das Almas e Cortês”.
Finalmente, pela lei provincial nº 113, e 6 de maio de 1843, pelo Barão da Boa Vista, Presidente da Província de Pernambuco, foi elevada a Cidade, tendo seu nome mudado para Cidade da Vitória, em homenagem à batalha ganha pelos pernambucanos sobre os holandeses no Monte das Tabocas.
Porém, este nome não permaneceu devido a existência de um decreto-Lei que proibia a existência de duplicatas na toponímia nacional.

E APÓS MUITA DISCUSSÃO…
Foi definitivamente aceito e reconhecido o nome da Vitória de Santo Antão, em 31 de dezembro de 1943, pelo decreto-lei estadual nº 952, para município, comarca, termo e distrito.
E então com nome definido, Vitória de Santo Antão comemora neste dia 06 de maio de 2015, 172 anos de elevação como cidade. Cidade esta que vem evoluindo à cada dia, sendo a querida de muitos e admirada por todos.

Vitória comemora elevação à categoria de cidade nesta quarta-feira

Vitória de Santo Antão comemora 172 anos de elevação à categoria de cidade nesta quarta-feira,  dia 06 de maio. Para comemorar o feito, o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória (IHGV) realiza um evento com uma programação especial. Na grade programática da solenidade estão previstas conferências e atos simbólicos.

A celebração tem início às 19h30 e traz como conferencista o Cônsul Honorário da Albânia, doutor Lamartine de Holanda Cavalcanti, médico psiquiatra radicado no Recife, membro de tradicional família vitoriense. Na oportunidade, haverá também a presença de uma representação do Corpo Consular Honorário de Pernambuco. Ainda na ocasião será prestada uma homenagem ao doutor Gilson Ferrer de Morais, sócio efetivo do Instituto desde 1978 e será feita a aposição da foto do ex-sócio Adroaldo Barros.

Paralelo à atividade, também acontece o II Simpósio Novos Olhares, que vai até o dia 09 de maio,com destaque para debater os desafios na relação Brasil e África, e a preservação da memória coletiva em prol da igualdade racial.