Aeroporto dos Guararapes tem voos cancelados durante paralisação

Aeroporto dos Guararapes tem voos cancelados durante paralisação

O Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, amanheceu com voos atrasados e cancelados nesta quarta-feira (3), por causa de uma paralisação. Entre as 5h e as 7h da manhã, aeroviários — que atuam em terra firme — e aeronautas — que atendem os passageiros a bordo — cruzaram os braços e fizeram um protesto cobrando um reajuste salarial de 11%.

Segundo o Sindicato dos Aeroviários de Pernambuco, pilotos, tripulantes e trabalhadores que atuam nas rampas e nos terminais pararam para fazer uma panfletagem com a reivindicação das duas categorias. “É uma operação conjunta entre os aeroviários e aeronautas. Estamos pedindo a reposição da inflação, o que dá 11% em todos os índices econômicos, incluindo o salário”, afirmou Luiz Pedro de Lucena, presidente do sindicato.

Trabalha dores do setor aéreo fazem protesto e atrasam voos Por volta das 7h, pelo menos seis voos que chegariam no Aeroporto dos Guararapes estavam cancelados. Já em relação aos voos que partiriam do Recife, a Infraero informou que dez deles registraram atrasos e outros três foram cancelados.

A Infraero informou ainda que está empenhada em garantir a operação dos aeroportos, lembrando que os funcionários do órgão não estão paralisados. A Infraero apontou também que em casos de atraso ou cancelamento de voos já no aeroporto, o passageiro deve procurar a empresa aérea e, se necessário, um representante da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ou o Juizado Especial.

Passagens
As principais empresas aéreas anunciaram que liberarão a remarcação de passagens e farão o reembolso integral de bilhetes, após o anúncio de paralisação dos aeroviários e aeronautas. As paralisações estão previstas para os aeroportos de Santos Dumont e Galeão, no Rio, Guarulhos e Congonhas, em São Paulo, além de Brasília, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza e Campinas.